Perguntas Frequentes

Diante da diversidade de informações nas mais variadas áreas de atuação da Canal de Talentos, a seção de Perguntas Frequentes, contém as mais importantes questões e as mais solicitadas por todos talentos. Esta sessão passa por um processo de elaboração constante com o objetivo de ajuda-lo na construção de histórias incríveis para sua carreira. Assim, caso sua dúvida não esteja entre as questões abaixo, realize contato conosco por meio dos nossos canais de atendimento.

1Como posso participar dos processos da Canal de Talentos?
Para participar dos processos da Canal de Talentos, existem duas formas: Cadastre o seu currículo no nosso banco de dados, através do menu cadastre seu currículo. Filtre as oportunidades de acordo com seu perfil e se cadastre nas oportunidades para as quais você apresenta os pré-requisitos solicitados.
Ambas opções são gratuitas e não divulgamos seu e-mail ou qualquer dado pessoal a terceiros e não cobramos nada de candidatos.
2Como cadastro meu currículo no site?
Para cadastrar o seu currículo no site da Canal de Talentos, você precisa acessar: www.canaldetalentos.com.br/jovens/, clicar em cadastrar seu currículo e preencher as informações solicitadas, assim você estará cadastrado no nosso banco de dados. O cadastro é gratuito.
3Como faço para entregar meu currículo pessoalmente?
Devido a prática da sustentabilidade, não aceitamos currículos impressos, somente encaminhados através do cadastro.
4Preciso pagar para cadastrar o meu currículo no site da Canal de Talentos ou para fazer a minha inscrição no processo?
Não. Você não terá custo para fazer seu cadastro no nosso banco de dados e nem para participar das oportunidades. O único custo que você poderá ter é do deslocamento para as etapas presenciais dos processos seletivos.
5Vocês recebem o currículo por e-mail?
Não. A Canal de Talentos possui um banco de dados on-line para cadastros de currículo. Para cadastrar o seu currículo no site da Canal de Talentos, você precisa acessar: www.canaldetalentos/jovens/ , clicar em cadastre seu currículo e preencher as informações solicitadas, assim você estará cadastrado no nosso banco de dados. O cadastro é gratuito.
6Como faço para atualizar meu currículo no site?
Para alterar ou atualizar qualquer informação em seu currículo, basta seguir os procedimentos abaixo:

- Acesse o link www.canaldetalentos.com.br/jovens
- Clique em cadastre seu currículo
- Na página seguinte, clique em “cadastrar currículo”.
7O ATS Compleo e a Canal de Talentos são a mesma coisa?
Não. O ATS Compleo e a Canal de Talentos são empresas diferentes. A Canal de Talentos é uma consultoria especializada no recrutamento, seleção e desenvolvimento de jovens talentos. O ATS Compleo é uma empresa que oferece seu banco de dados a várias empresas. A Canal de Talentos utiliza apenas o portal sistema do ATS Compleo, para administrar suas oportunidades e seu banco de dados.
8Caso eu faça o meu cadastro no ATS Compleo, já estarei concorrendo às oportunidades da Canal de Talentos?
Não. Para participar dos nossos processos seletivos, você precisa se candidatar nas oportunidades ou no banco de dados da Canal de Talentos, através do menu confira nossas oportunidades.
9Caso eu faça o meu cadastro no portal da Canal de Talentos, já estarei concorrendo à todas as oportunidades divulgadas no site?
Não. Para participar das oportunidades que estão sendo trabalhadas pela Canal de Talentos, você precisa fazer a sua candidatura nas vagas de seu interesse. No entanto, caso você se cadastre e opte por receber nossos e-mails, lhe enviaremos convites sempre que houver uma oportunidade adequada ao seu perfil!
10Quando a Canal de Talentos abre inscrições para um processo que apresento os pré-requisitos, vocês entram em contato comigo?
Sim, essa é uma das várias vantagens que você terá ao inscrever-se na Canal de Talentos. Quando as inscrições para um processo seletivo são abertas, você é notificado por e-mail, caso apresente os pré-requisitos da oportunidade.
11O que é processo seletivo?
As empresas utilizam-se do processo seletivo para encontrar os seus futuros colaboradores, com o perfil que a empresa busca para uma determinada posição disponível. Um processo seletivo pode ter como objetivo encontrar o profissional que vá satisfazer a necessidade atual do requisitante para ocupar a posição em questão, ou seja; é um conjunto de técnicas ou instrumentos empregados para a avaliação dos candidatos, com o objetivo de identificar as habilidades, tendências e demais características do perfil sejam esses de ordem técnica e comportamentais mais próximo ao solicitado, afim de identificar “o profissional certo para o lugar certo” para o requisitante com o objetivo de ocupar a vaga em questão.
12Qual a metodologia utilizada pela Canal de Talentos nos processos seletivos?
A Canal de Talentos realiza uma análise quantitativa e qualitativa da ficha de inscrição dos candidatos para identificar os requisitos básicos para participação do processo seletivo, como por exemplo: curso, ano de conclusão e respostas das perguntas abertas. Em alguns processos, incluímos etapas virtuais como testes on-line e outras ferramentas que auxiliem na avaliação virtual de requisitos técnicos e/ou comportamentais.

Nas etapas presenciais, para avaliação comportamental do candidato utilizamos a metodologia de seleção por competência.
13O que é a fase Dinâmica de Grupo para a Canal de Talentos?
Dinâmica de Grupo é uma etapa de um processo seletivo na qual são propostas atividades que têm como objetivo possibilitar a observação das pessoas trabalhando em grupo. Essa técnica é usada para treinar, desenvolver e selecionar pessoas, pois permite que sejam observadas as maneiras que uma pessoa tem de pensar, agir, relacionar-se, resolver problemas, etc.
14O que é avaliado em uma Dinâmica de Grupo realizada pela Canal de Talentos?
De forma geral, a Dinâmica de Grupo é uma metodologia de avaliação, na qual os candidatos são observados sua postura de equipe, sua forma de pensar, relacionar-se, resolver problemas, etc. Sendo realizada por meio de atividades, para que, possa observar comportamentos específicos solicitados pela solicitante, trazendo evidencias concretas do perfil comportamental do candidato, para que possamos compara-lo ao perfil desejado.

É importante ressaltar que a Dinâmica de Grupo é um momento pontual de avaliação que os selecionadores reunindo evidências dos comportamentos solicitados pela requisitante da oportunidade.
15O que é uma entrevista de emprego? Para que serve?
A entrevista de emprego é uma etapa na qual o(s) entrevistador(es) tem como objetivo realizar levantamentos maiores informações a respeito do candidato, podendo ser:

- Preliminar por telefone, que tem como objetivo realizar uma triagem inicial dos candidatos interessados em participar dos processos.
- Técnicas , virtuais ou presenciais, que visam levantar informações a respeito da experiência profissional dos candidatos, realizando perguntas sobre diferentes aspectos da vida pessoal, profissional e acadêmica, questionando sobre informações declaradas no currículo, buscando reunir evidências que possam assegurar que o candidato está o mais próximo possível do perfil técnico e comportamental solicitado pela empresa. Ainda, a entrevista de emprego, pode usada mais de uma vez por processo, existindo muitas variações entre elas.
16Que tipo de perguntas são feitas em uma entrevista da Canal de Talentos?
Na entrevista são feitas perguntas sobre as experiências de vida e experiências profissionais (caso o candidato apresente), sonhos, visão de futuro além de questões acerca das informações declaradas no currículo, para verificar se o candidato apresenta o perfil que a empresa deseja.
17Que tipo de roupa é adequado para ir ao processo seletivo?
O ideal é ir com uma roupa confortável e discreta. Caso você não conheça a cultura da empresa, vá de roupa social (para homens: camisa, calça e sapato social e para mulheres: Calça/saia até o joelho, camisete social, sapatos fechados de salto médio), caso saiba de antemão que é uma empresa com uma cultura mais formal vá de terno social para homens e terninho para mulheres. Procure utilizar cores neutras em dias quentes. O importante é não usar decote, bermuda, chinelo, regata, perfumes fortes, maquiagem excessiva, brincos grandes, estar sempre com as unhas limpas e aparadas, barba feita para homens e para mulheres atente-se á cor de seu esmalte.
18Qual melhor ambiente para etapa virtual?
Para etapa virtual, busque por um ambiente claro, comporte-se e vista-se como se estivesse comparecendo a etapa presencial. Verifique sua conexão, computador, microfone e câmera antecipadamente.
19Que tipo de roupa é adequado para ir à etapa de Painel ou ao Assessment Center, já que os gestores estarão presentes?
Caso você não tenha sido anteriormente informado sobre o traje que deverá comparecer, vá social. Faça uma leitura da cultura e do ambiente desta empresa, caso seja um ambiente mais formal, como bancos, vá de terno para homens e saia até o joelho/calça social e terninho para mulheres; caso seja um ambiente mais informal, como empresas de bens de consumo, vá de calça, camisa e sapato social para homens e saia até o joelho/calça social e camisete social para mulheres.
20Qual a diferença entre Vaga Pontual e Programa?
Os processos seletivos das vagas pontuais são trabalhados em no máximo 30 dias, já os processos seletivos dos Programas de Estágio e/ou Trainee costumar ter duração extendida. Outros aspectos que podem diferenciar vagas pontuais dos programas, podem ser o volume de vagas e o desenho de treinamento interno que a empresa oferece.
21Qual a diferença entre Programa de Estágio e Programa Trainee?
O Programa de Estágio é para alunos que estão cursando a Universidade.
O Programa de Trainee é para alunos que são recém formados.
Os objetivos de cada programa variam de acordo com a empresa, no entanto, na sua maioria, o interesse é desenvolver e reter o profissional para a organização.
22Posso participar de mais de um processo de seleção ao mesmo tempo?
Sim, você pode participar de vários processos ao mesmo tempo. O importante é que você se informe sobre as empresas para saber se elas estão de acordo com seus interesses.
23Quando sou reprovado em uma vaga para uma empresa posso participar de outras vagas para a mesma empresa?
Sim. Um processo seletivo é voltado para um perfil e cada vaga pode exigir um diferente. Quando você é reprovado em um processo significa apenas que você não apresentou o perfil exigido para aquela oportunidade no momento da avaliação. Isto não significa que você não tenha perfil para atuar na empresa. O ideal mediante nosso feedback, é preparar-se adquirindo novas habilidades e competências mais para uma próxima oportunidade.
24Por quê sou reprovado em um processo feito por uma consultora e sou aprovado em outro processo com a mesma consultora?
Porque cada processo tem um perfil específico, de acordo com a necessidade de cada cliente (empresa).
25Caso eu participe de dois processos com a mesma consultora, ela vai levar em consideração o desempenho obtido no processo anterior?
Não, pois você pode ter desempenhos diferentes em cada processo.
26Vocês podem aproveitar o resultado obtido na etapa presencial de um processo seletivo para outros processos da mesma empresa ou até mesmo de uma diferente?
Não. Cada empresa, e oportunidade solicitam perfis distintos de acordo com cada necessidade, além disso, você pode ter desempenhos diferentes.
27Por quê sou reprovado em todos os processos da Canal de Talentos?
Embora seja raro, isto ocorrer, mas há diversos fatores que podem contribuir para que você fique reprovado em todos os processos seletivos. São alguns deles:

- O candidato não apresenta os requisitos básicos;
- O candidato apresenta ser voltado somente a remuneração e não aos resultados que ele poderá proporcionar a empresa;
- O candidato não consegue interagir com as pessoas e contribuir com a realização das atividades;
- Postura inadequada (comportamentos não condizentes com a situação de trabalho profissional – falta de educação, grosseria, indiferença, comportamentos e valores antiéticos, agressividade extremada, etc.)
28Caso eu me atrase para uma Dinâmica ou Entrevista, serei desclassificado?
Não. A Consultora irá informar se ainda dá tempo para você realizar a etapa ou se é melhor o reagendamento, conforme o motivo de seu atraso.
29Caso eu falte em uma Dinâmica ou Entrevista, posso remarcar?
Você poderá remarcar uma dinâmica ou entrevista em caso de disponibilidade de outras datas disponíveis para avaliação.
30Caso eu falte em uma Dinâmica ou Entrevista, posso participar de outros processos?
Sim, pois os processos são independentes.
31Caso a vaga seja em uma cidade e eu more em outra, posso me inscrever?
Sim, você precisa ter disponibilidade para cumprir o horário de trabalho estabelecido pela empresa.
32Os custos do meu deslocamento ao local onde será realizado o processo seletivo serão reembolsados pela Canal de Talentos ou pela empresa?
A Canal de Talentos não arca com os custos de deslocamento dos candidatos. Em relação às empresas, cada uma tem sua política. Fique atento às informações divulgadas no site da Canal de Talentos, pois isso pode variar de acordo com o processo seletivo.
33O que é avaliado na etapa de triagem das inscrições?
A etapa de triagem é o momento no qual avaliamos os pré-requisitos básicos necessários para cada empresa e para cada vaga, como por exemplo, ano de formação, curso de graduação, níveis de conhecimento em idiomas, resultados de testes online, etc, além das respostas mencionadas por você nas questões abertas.
34Na etapa de triagem das inscrições, o que é análise qualitativa da ficha?
É a avaliação na qual os avaliadores buscam considerar se as suas respostas às perguntas abertas preenchidas na ficha de inscrição são aderentes ao perfil comportamental solicitado pela empresa.
35Caso eu não tenha experiência internacional, posso ser desclassificado do processo?
A experiência internacional apenas será considerada como fator classificatório se for uma exigência da empresa. Caso seja este o caso, essa informação será divulgada na página da vaga no site da Canal de Talentos.
36Experiência profissional é avaliada nos processos?
Nos processos seletivos de estágio e trainee toda e qualquer experiência é avaliada, tais como as pessoais, profissionais e acadêmicas, então, as experiências profissionais poderão ser questionadas em qualquer etapa presencial, porém, elas não são um pré-requisito para aprovação ou não no processo.
37Qual a diferença entre Dinâmica de Grupo e Laboratório de Competências?
Na verdade, esta é uma questão técnica. Todo laboratório de competências é realizado utilizando dinâmicas de grupo. Por isso parece tão difícil discriminar o que é um e o que é o outro. Enquanto na dinâmica de grupo as tarefas podem ser mais simples e os objetivos são mais gerais, no laboratório de competências procuramos avaliar competências específicas através de atividades mais estruturadas, focadas e de maior complexidade.
38O que é Etapa de Painel?
Trata-se de uma etapa presencial do processo seletivo, e ela sempre ocorre para os candidatos aprovados em etapas anteriores (ex:Triagem dos testes on-line, Dinâmica de Grupo ou Laboratório de Competências, etc). Também se caracteriza por ser uma atividade em grupo e, na maioria das vezes, há a presença de gestores da empresa requisitante como avaliadores, junto ao RH.

As atividades e avaliação desta etapa variam de acordo com a metodologia do processo seletivo em questão.
39O que é avaliado em uma Etapa de Painel?
São avaliadas as competências comportamentais definidas pelo cliente para aquela situação. A Canal de Talentos define, em conjunto com o cliente, o tema a ser discutido na atividade (“case de negócio”). A presença de gestores da empresa é comum nesta etapa.
40O que é Assessment Center?
O Assessment center é uma etapa que combina várias técnicas de seleção (dinâmica de grupo, estudo de caso, entrevista individual e outras) que ocorre normalmente em uma manhã e tarde. A participação ativa de gestores da empresa (gerentes, diretores e até presidentes) é comum nesta etapa.
41Qual a diferença entre Assessment Center e Painel?
O Assessment center é uma etapa que combina várias técnicas de seleção (painel de estudo de caso, entrevista individual e outras) que ocorre normalmente em uma manhã e tarde. A participação ativa de gestores da empresa (gerentes, diretores e até presidentes) é comum nesta etapa. O Painel é uma etapa em grupo com duração de ½ período onde são propostas atividades para propiciar ao candidato discussões onde ele possa apresentar indicadores das competências exigidas pela empresa.
42Vocês têm vagas para pessoas que estão cursando ou concluíram o ensino técnico?
Sim, nós realizamos processo seletivo para vagas de estágio de nível técnico. Para participar dessas oportunidades de estágio, basta ter vínculo com o colégio para a realização do estágio.
43Quais são os meios disponíveis para que eu possa contatar a Canal de Talentos?
Cada processo seletivo conta com um endereço de e-mail específico. Toda a comunicação entre a Canal de Talentos e os candidatos daquele processo, sempre será feita através deste e-mail, para o qual você poderá endereçar suas dúvidas e obter mais informações sobre o processo seletivo e sobre o programa para o qual está concorrendo. A equipe de atendimento da Canal de Talentos usará este e-mail para responder questões de conteúdo pessoal, relacionadas às Etapas do Processo (como por exemplo: agendamento em etapas presenciais, problemas e informações sobre teste online, cumprimento de prazos, desistências, reagendamentos, etc.). Você poderá contar também com o contato via telefone através do número (16) 3419-6097 ou acesse nosso atendimento on line.

Além disso, para fazer reclamações, elogios e esclarecer questionamentos de caráter emergencial (que não tenham sido respondidos a tempo pelo e-mail específico do processo seletivo) você poderá utilizar o endereço falecompresidente@canaldetalentos.com.br. As mensagens enviadas para este e-mail serão analisadas. Caso seja entendida como uma mensagem de caráter pessoal relacionada a uma etapa de um processo específico e com uma questão que esteja dentro do prazo de ser resolvida, a mesma será encaminhada para a equipe de atendimento da Canal de Talentos. Em demais casos, a mensagem será respondida pela Presidência da organização.

Vale lembrar que o nosso horário de atendimento (e, portanto, o horário em que estes e-mails serão respondidos e que o nosso telefone estará disponível) é de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Veja as nossas oportunidades e alavanque a sua carreira profissional.


Confira nossas

oportunidades


Veja Mais

Procurando uma vaga de estágio ou de trabalho?


Cadastre ou atualize

seu currículo agora


Cadastre ou Atualize seu Currículo
 

Buscando pelos melhores talentos do mercado??
Entre em contato conosco!